quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A propósito do falecimento do Eusébio

Ainda este facto.

Foi um momento marcante na nossa sociedade o anúncio da sua morte.

Como homem que reunia um carinho do povo português, muitos foram aqueles que lhe prestaram uma última homenagem.
 
Mesmo que não tivesse interessado em ver acabei por acompanhar a vigília pela televisão, a espaços, onde o comum dos portugueses assim como as mais proeminentes figuras do Estado prestaram as devidas exéquias.

Até aqui tudo bem.

Eusébio ultrapassou a barreira do desportista e a maneira como se expunha perante todos era a de uma pessoa amiga que transmitia felicidade.
 
Estou certo que o país à “custa” deste homem ganhou muita estima internacional e provavelmente a “imagem” do mesmo terá contribuído para uma certa evolução, ao longo da história recente, do nosso produto interno bruto (desconheço, mas os economistas já devem ter estudado este fenómeno).

Mas o que observei aquando da homenagem no Estádio da Luz, foram muitas pessoas emocionalmente tristes, algumas chorando quando passavam junto ao caixão, outras a tirar fotografias tudo num ambiente calmo e de pesar.

Também terá sido de pesar que alguns (vip’s) ao aproximarem-se da urna levantavam o lenço que cobria a cara do Eusébio. Não sei avaliar qual a razão… Enfim… Assim como tenho muita dificuldade em perceber o que fazem as pessoas (os tais vip’s) junto ao caixão em pose de meditação… Reconheço que é uma dificuldade própria a não ser, e neste aspeto encontro a total justificação, que tal recolhimento sirva para Rezar pelo defunto, sua família e amigos.

Eu rezei por ti, Eusébio, pedindo a Deus que Ele te abrace para a vida eterna, assim como pedindo a intercessão à Virgem Maria.
António Tadeu Costa
 
Foto: http://serbenfiquista.com/usernews/odeith-entrevista-graffiti-em-homenagem-eus%C3%A9bio
 
 

Sem comentários: