domingo, 20 de julho de 2014

Papa Francisco, Iraque, Carlos Fino, Páscoa e Flor

A razão deste título tem uma ligação que passarei a explicar e a propósito do pedido que o Papa Francisco anunciou hoje no Vaticano pedindo protecção para os cristãos no Iraque.

Em março de 2003 iniciou-se a operação militar com o envio de milhares de soldados para o Iraque. Perto da Páscoa e depois de tanta informação seguida ao momento, com a comunicação social (nomeadamente as TV's) a detalharem os acontecimentos, soubemos que os soldados americanos tinham chegado a Bagdad. O repórter Carlos Fino, enviado especial da RTP, com a sua própria marca de jornalista, documentou toda a situação, em directos que apenas ele conseguia obter e que faziam alguma "inveja" a cadeias televisivas mais poderosas... Pronto e está quase feita a identificação do título desta mensagem... Mas e a Flor?...

O facto teve para mim, cristão a viver na altura a época pascal, um significado tão forte que volvidos 13 anos  aproveitei o pedido de hoje do Santo Padre para aqui fazer o relato do que observei via RTP.

Como disse Carlos Fino e o seu colega de imagem conseguiam peças jornalísticas de grande qualidade... A propósito se pretenderem saber o que é feito do Carlos Fino podem ler no Público de fevereiro de 2014. Mas continuando, estavam as tropas americanas a controlar a cidade e na imagem surge uma velhinha a dar algo para a mão de um soldado. Carlos Fino na sua locução disse que aquela senhora entregava uma flor, mas tal não correspondia à verdade, a dita flor era um ramo de oliveira e isto fazia toda a diferença.

Provavelmente aquela senhora seria uma dos cerca de 1,4 milhões de cristãos que viviam no Iraque. Hoje este número é substancialmente menor pois as perseguições levaram ao inevitável êxodo e daí o pedido do Santo Padre. Portanto o significado do ramo de oliveira em plena Páscoa foi dos poucos gestos mais lindos que a guerra nos soube dar. Aquele gesto era apenas um pedido de Paz ao jeito de Jesus Ressuscitado.

O post vai longo mas fica este reparo histórico e espero um dia conseguir obter uma foto, ou algo mais, que ilustre o que acabei de relatar... Os arquivos da RTP poderiam ser uma solução... É uma tarefa a realizar.

Uma improvável  foto de carinho no âmago da guerra - http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/imagens-da-decada/

Sem comentários: