Volvida uma semana após os tormentos dos incêndios e nomeadamente naquele que irá ficar para sempre conhecido em Portugal como o Incêndio de Pedrógão Grande, o povo português uniu-se em torno do drama e de forma altruísta "encheu" aquela região de bens e donativos... Um orgulho.
Ontem o Meo Arena transmitiu um espetáculo solidário com os diversos meios da comunicação social a unirem-se no mesmo objetivo. Um milhão de euros, segundo notícias de hoje (ler+), foi a cifra conseguida... Espantoso.
O incêndio de Pedrógão produziu vítimas, muitas, uma catástrofe... Dizem que foram fenómenos naturais, outros mão criminosa, ocorreram falhas nas comunicações, tantas interrogações que vão ficar porque esclarecer... Repito... Vão ficar por esclarecer pois o "tempo" vai fazer o seu trabalho, aquilo que não é notícia hoje deixa de ser notícia...
Tenho lido e ouvido análises muito interessantes sobre como evitar danos tão severos como os que ocorreram... "Hoje" aparecem nas televisões e rádios, "amanhã" serão ignorados porque já não é notícia.
Quando ocorreu a queda da Ponte de Entre-os-Rios o padre da localidade dizia a uma "tv": quando os psicólogos se forem embora ficamos cá nós, padres, a sarar as feridas abertas na população e que irão perdurar...
Finalizo com a notícia do espetáculo... Com disse, foi enorme a mobilização do Povo Português, e espero... espero mesmo que não surjam notícias a dar conta de aproveitamentos ignóbeis, um pouco na linha daqueles infames que utilizando as fragilidades humanas se fizeram passar por benfeitores e na zona de Pedrógão andaram a enganar um povo destruído emocionalmente, embora saibamos que com ou sem ajuda, há tempera naquelas gentes e suficiente para fazer das dificuldades extremas o arrojo necessário de modo a renascerem das cinzas.
Temos de rezar pelas vítimas, por todos os que têm ajudado mas muito pelos heróis desta tragédia e das populações que irão ressuscitar de modo a continuarem as suas vidas.
Só mais uma nota - Já visitaram Pedrógão Grande?... Aceitem a sugestão não façam visitas nos tempos mais próximos naquela espécie de mirones também típica em nós... Apoiar com certeza... Depois é deixar, aí sim, o tempo moldar aquela região e depois vamos até lá... em turismo, porque não, que tantos benefícios produz.
Imagem da Internet |
Por, António Tadeu Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário