quinta-feira, 19 de junho de 2014

Papa Francisco: "Era um bom homem. Fez o que pôde, não foi assim tão mau".

De, Henrique Cymerman (jornalista)

Facilitado pelas tecnologias recuei até a uma entrevista passada na Sic Notícias no dia 13 de junho p.p. Os dois interlocutores eram o Papa Francisco e o jornalista Henrique Cymerman. Quanto a este último sempre que o vejo na tv detenho-me  nas suas reportagens e tantas produziu que anda pelo mundo fora a receber prémios, envolto numa humildade que apenas dá maior expressão a quem é verdadeiramente "Grande". Um orgulho enquanto português.

Quanto ao entrevistado, Santo Padre Francisco, a sua grandeza também está alicerçada na humildade que sem ser piedosa nos faz olhar para o caminho com determinação mas na procura constante do fazer o Bem. O Bem do Evangelho. O Bem de Cristo.

Curioso, uma das suas últimas palavras nesta entrevista, respondendo a como gostaria de ser lembrado, e depois de uma pausa a justificar o incómodo da pergunta disse: "Não pensei nisso, mas agrada-me quando se recorda alguém e diz «Era um bom homem. Fez o que pôde, não foi assim tão mau», com isso já me dou por feliz".


<


Depois de postar esta mensagem, no dia 20 de junho ao ler a revista Tabu (do jornal Sol), como habitualmente faço, detenho-me na página "cinco sentidos" da Carla Hilário Quevedo e aqui anexo o que ela escreveu sobre esta entrevista - resumidamente diz tudo sobre esta belíssima peça jornalística.


António Tadeu Costa

Sem comentários: