Vem isto a propósito do discurso do Santo Padre Papa Francisco de visita à Tailândia... Como estamos tão longe dos Direitos das Crianças, de facto!
Nos últimos anos tenho observado e intervindo, sempre que posso e me deixam, quando assisto a certos gestos dos alunos (crianças e adolescentes), nomeadamente no recreio: obscenos, provocatórios, psicóticos, fruto de quem se serve da internet para tudo ver (espreitar), sem filtros e numa doença social que irá ter dividendos... Para facilitar: têm acesso a conteúdos eróticos e pornográficos.
Estes alunos são oriundos de famílias desestruturaras, onde não falta dinheiro até porque vivem na sua maioria da subsistência social do estado, mas o problema é uma cultura humana vazia e muito marcada pelos Big Brothers das tv's e difundida pelos facebook's. Mas as outras famílias não estão imunes. O vírus alastrou por todos nós.
Na Tailândia o Papa alertou para a prostituição infantil - um flagelo - mas vivemos dias de uma loucura social onde o que relatei atrás se encaixa como blocos de Lego.
A sustentabilidade de um povo, de uma nação está alicerçada na sua história e na forma como projeta o futuro... A internet faz parte desse futuro. Eu próprio estou a blogar utilizando as ferramentas que a internet me disponibiliza, entre outros conteúdos de relevância superior...
Vamos ter que fazer muito. Vamos ter que calçar as sandálias do pescador como nos pede o Papa Francisco.
Por, António Tadeu Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário