sexta-feira, 15 de julho de 2022

Pela primeira vez, três mulheres como membros do Dicastério para os Bispos

 Eis a notícia publicada pela Agência Ecclesia: "Papa nomeia três mulheres para acompanhar processo de nomeações episcopais na Cúria Romana".

Surpreendido?... Porquê?... Um Cristão sabe que a "sua" Igreja é dinâmica porque resulta das ações do Espírito Santo.

Vejamos, por exemplo, o que diz o Padre Vasco Pinto de Magalhães, Sacerdote Jesuíta, na Revista Mensageiro do Coração de Jesus, junho 2022:

"A Igreja vai nascendo e não pára de nascer e está sempre a nascer. Por isso, a Igreja não começou com uma estrutura feita, não tinha constituições prévias, há uma Palavra viva que é preciso pôr em prática. E, portanto, vai-se organizando e vai-se descobrindo. Mesmo a sua estrutura vai-se descobrindo à medida das necessidades da missão. A Igreja nasce dinamicamente e por isso é que as coisas podem mudar, mudam e tem de se discutir discutir se é fiel ou não é fiel ao princípio orientador. 'Mas a Igreja muda tantas coisas!' Pois claro que muda e é normal que mude e é bom sinal que mude, porque não existe para si própria nem existe para uma estrutura prévia, não existe com umas constituições que alguém escreveu. Existe como uma comunidade para a missão. E a missão pode começar a exigir isto, pode começar a exigir aquilo, ou pedir que se mude aquilo. E então tem de se ver o que é preciso  fazer para ser fiel ao Espírito. A Igreja foi nascendo a pedido da missão e por isso é que muitas coisas foram de uma modo, depois passaram a ser doutro, depois voltaram para trás... A própria hierarquia estrutural não estava feita."

Sem comentários: