quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Padre José Vicente Martins, SJ morreu hoje

Estou no meu local de trabalho quando, pela manhã, recebo a notícia de que o amigo Padre Vicente faleceu. Hoje, precisamente o dia que tinha destinado visitá-lo desde que ficou aos cuidados dos seus irmãos Jesuítas nas instalações do colégio de S. João de Brito, sensivelmente há duas semanas atrás.

Recordo-me, ainda na casa onde durante os últimos anos permaneceu após ter cessado as suas funções paroquiais. Ultimamente, visivelmente condicionado pela idade tão avançada (97 anos), perguntava-me se estava tudo bem na minha vida, insistia na pergunta e da mesma forma acrescentava que a sua vida era uma trapalhada... Confortava-o dizendo que a sua vida foi uma bênção de Deus para todos, de luta, esperança e na divulgação da verdade - a palavra de Deus.

Posso testemunhar a dedicação deste sacerdote missionário, como muito gostava de ser lembrado. Um homem sempre disponível para os outros... Meu Deus quantas vezes o vi de forma inteligente e amiga a interessar-se pelo próximo independente do grau de convivialidade, da orientação religiosa (ou não), estatuto social, entre outras variáveis... Para ele estava sempre presente a dimensão humana.

Partiu e já se encontra junto de Deus Pai... Purificou-se na terra para ter entrada direta no Céu. Hoje é detentor de toda a teologia... Por isso jamais poderemos ficar tristes. Grande é a alegria que a providência nos legou de termos conhecido este servo de Deus.

Para sempre ficará tatuado nos nossos corações este homem empreendedor que foi o rosto de Cristo na Terra... Pessoalmente vi sempre nele a imagem de Cristo e apenas me resta rezar e pedir-lhe perdão pelas falhas que possam ter existido nesta grande jornada que durou mais de quatro décadas.

O Padre Vicente morreu no dia de S. Vicente de Paula (o santo dos pobres)... Não foi por acaso que Deus o quis neste dia... Obrigado por tudo amigo e rezaremos por si (conforme nos pedia habitualmente).

Onde está Cristo?... Na vida e obra do Sacerdote Jesuíta Sr. Padre José Vicente Martins.

Imagem em (+)

Por, António José Tadeu Costa

4 comentários:

José Tiago Avelar disse...

Não podia deixar de prestar uma sentida homenagem de gratidão ao meu amigo Sr Padre José Vicente Martins que faleceu neste dia 27 de Setembro....
Ficará para sempre no meu coração e na minha memória.
Pode crer que rezo por si todos os dias e sei que, no Céu continuará a rezar por mim eternamente.
Fica a nítida e clara impressão de que tive o raro privilegio de- apesar de todos os pecados e defeitos que decerto tinha como todos nós- ter convivido com um santo aqui na Terra!
Descanse em Paz Padre Vicente!

tadeu disse...

José Tiago, este homem, o Padre José Vicente, era um sacerdote contagiante, embora dominasse a Palavra (propagação do Evangelho) era nas obras que ele se definia como Servo de Deus. Uma humildade e simplicidade genuínas associada a uma sabedoria tão transversal que conseguia estar com uma criatura de Deus mais analfabeta até às mais eruditas criaturas de Deus. Já escrevi que o Padre Vicente não era exclusividade de alguns, ele era de Todos e por isso tu te sentires tão abençoado (assim como eu) por teres conhecido este homem que, e como escreveste muito bem, "ficará para sempre no meu coração e na minha memória". Se conseguirmos fazer um pouco aquilo que ele fez junto de nós já estaremos a seguir o seu legado, o legado de Jesus Cristo.

Unknown disse...

Quem o acompanhou durante muitos anos, já teve a gentileza de me enviar o seu livro de memórias. foram momentos breves aqueles que marcaram os meus encontros com este Grande Homem. Não tenho palavras para descrever tal amizade.

Família Tadeu Costa disse...

Um homem bom que no final da sua vida apenas nos pedia: rezem por mim.
Assim será!